sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Lançamento oficial do Projeto Roteiros e Paisagens

Roteiros de Natureza Autoguiados é o novo atrativo de Nova Petrópolis

O novo atrativo turístico da Serra Gaúcha, Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado, será lançado oficialmente neste sábado, dia 21 de dezembro, em Nova Petrópolis. Mais de 200 amantes da natureza, praticantes de ciclismo e caminhada, já confirmaram participação. A imprensa é convidada especial para este momento inédito no turismo brasileiro.

Segundo o diretor de atrativos turísticos da Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis e um dos idealizadores do projeto, Márcio Link, a concentração de repórteres e jornalistas será dia 21 de dezembro, às 14h30min, na Sociedade da Linha Brasil, RS 235, Km 14, em Nova Petrópolis. “Iremos de ônibus até o ponto de partida do Roteiro Mallakoff e faremos o passeio de aproximadamente 13 quilômetros”, resumiu Link.

Haverá o descerramento de uma fita inaugural para marcar o lançamento oficial do Projeto Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado. “O Roteiro Mallakoff será o primeiro aberto à visitação. A previsão para que os quatro roteiros - Roteiro Mallakoff, Roteiro Imperial, Roteiro das Colônias e Roteiro Pinhal Alto - estejam completamente implementados é janeiro de 2014”, disse Link ao ressaltar que não há custos e não é necessário agendamento para percorrer os caminhos do Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado.

O evento de lançamento do Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado ocorre em parceria com a Ekonova Adventure, empresa especializada em ecoturismo que atua em Nova Petrópolis e região.

Novo roteiro ficou entre os três melhores do RS

O Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado de Nova Petrópolis concorreu ao I Prêmio Inovação do Turismo RS, promovido pela Secretaria de Estado do Turismo. O novo roteiro de Nova Petrópolis ficou entre os três melhores projetos de ecoturismo do Estado do Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorreu segunda-feira, dia 16, em Porto Alegre.

“Ficamos entre os três melhores do Estado na categoria Melhores Práticas em Estruturação de Produtos – Ecoturismo. Recebemos o reconhecimento antes mesmo de lançarmos oficialmente esta nova proposta turística de Nova Petrópolis”, comemorou Link.

Saiba mais sobre o Projeto Roteiros e Paisagens:

Roteiro Mallakoff, Roteiro Imperial, Roteiro das Colônias e Roteiro Pinhal Alto compreendem a nova proposta turística de Nova Petrópolis. Nestes roteiros o ecoturista tem toda a sinalização dos caminhos a percorrer, assim como uma quantidade significativa de informações e peculiaridades de cada roteiro. São informações sobre geologia, flora e fauna, colonização, história dos povoados e curiosidades específicas de cada roteiro.

Em um guia impresso o ecoturista tem um mapa para cada roteiro destacável, com as informações de pontos de interesse, altimetria do trajeto, curiosidades e distâncias a percorrer. Neste guia também constam dicas ecológicas, informações sobre arquitetura, flora e fauna possíveis de serem contempladas. Os guias impressos estarão disponíveis aos turistas no Parque Aldeia do Imigrante, Torre de Informações Turísticas e locais especializados em ecoturismo, como lojas e associações. É possível percorrer os roteiros caminhando, de bicicleta ou de carro.

Detalhes de cada trajeto:

Roteiro Mallakoff: São três opções de trajeto com 21,7km, 13,2km, 7Km, sendo que os três se caracterizam por não terem grandes declividades e serem de média dificuldade. O ponto alto do roteiro é o Morro Mallakofff com suas grandes paredes de basalto e as belas paisagens do Vale do Rio Caí.

Roteiro Imperial: Inicia na Praça Padre Amstad na Linha Imperial, berço do Cooperativismo de Crédito em Nova Petrópolis. Tem um trajeto de 15,8km onde se destacam o Pinheiro Multissecular as paisagens das pequenas propriedades rurais, além das várias montanhas e vales que compõem o cenário. Oferece grau de dificuldade médio devido a um grande aclive no roteiro.

Roteiro das Colônias: São duas opções de roteiros, um com 10km e outro com 23,5km. Começando na Linha Imperial o roteiro passa por pequenas propriedades rurais, igrejas históricas, casas enxaimel. O roteiro é de média dificuldade devido a subidas bastante íngremes que por outro lado possibilitam que as paisagens dos vales e montanhas sejam magníficas.

Roteiro Pinhal Alto: O Pinhal Alto foi colonizado a partir de 1850 por imigrantes alemães que deixaram um grande legado para esta localidade de Nova Petrópolis. As propriedades rurais, o Tannenwald (Mata de Araucárias), os inúmeros caminhos são o cenário para os dois roteiros de 11,4km e 5,2km pelas encostas do Pinhal Alto onde se destacam a flora e os mirantes dos vales da região. Roteiros de média dificuldade devido a subidas bastante íngremes.

Mais informações pelo e-mail promocao@novapetropolis.rs.gov.br; fone (54) 3281-1222; Facebook - roteiros.paisagens ou pelo site www.novapetropolis.rs.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário