quarta-feira, 24 de julho de 2013

Hotel Sky - A História

Fruto do espírito arrojado e empreendedor do casal Hilário Krauspenhar e Nair Maria Leobet Krauspenhar, ambos descendentes alemães, o Hotel Sky teve sua inauguração em julho de 2001. Data marcante, pois um grande sonho se torna realidade para o casal.

Hilário Krauspenhar, natural de Linha Brasil (interior de Nova Petrópolis), em 1975 adotou Gramado, para construir sua família e sua vida profissional. 
Durante uma visita a um hotel cinco estrelas em fase de inauguração, recebeu proposta de trabalho, para ele uma grande surpresa pois era apenas um adolescente. Foi a primeira escola de hotelaria na sua vida profissional. Passando a adquirir experiência, trocando de funções e com sua perseverança, passando galgar os principais cargos dentro da empresa. 

Neste meio tempo Hilário Krauspenhar, conheceu sua futura esposa: Nair Krauspenhar, natural de Linha Bonita (interior de Gramado). Dando mais um importante passo em sua vida em 1978, data em que foi celebrada a união do casal, passando a construir sua família. 
Como todo começo de vida, o casal encontrou muitas dificuldades, mas com muito trabalho e esforço conseguiu comprar o terreno (onde atualmente encontra-se o Hotel) e realizar mais um grande sonho, da casa própria. 

Com a visão empreendedora, em 1982, o casal adquiriu a Tecelagem Sky (junto à residência), empresa que passou a ser comandada por Nair, onde eram fabricados tapetes e tapeçarias artesanais, trabalhos estes também voltados ao turismo. Enquanto Hilário passou a receber novas propostas e administrar alguns hotéis da região, assim ampliando ainda mais a sua experiência e, por algum tempo, mantendo o emprego na hotelaria paralelamente à tecelagem.

Em 2001, Hilário Krauspenhar decidiu sonhar mais alto. Ao lado da tecelagem construiu um hotel, que com o mesmo nome do primeiro empreendimento da família: Sky. Foi mais uma aposta no turismo e começo de uma nova vida e mais um grande sucesso. Com apenas o 1º grau completo, passou a administrar o Hotel e a Tecelagem Sky e com a sua simplicidade, experiência e trabalho à prestar contribuição ao crescimento e evolução de Gramado. 

Devido ao sucesso do empreendimento, em 2007 o hotel foi ampliando, onde duplicou sua capacidade mas manteve o compromisso original de oferecer o atendimento familiar. Atualmente o casal administra o hotel, juntamente com seus três filhos: Arlei, Kerlin e Kelvin Krauspenhar. 

Em 2009, a Família Krauspenhar comprou o Hotel Tannenwald (vizinho), reformou e interligou ao Sky, fazendo com que melhorasse ainda mais a sua estrutura, pois além de mais apartamentos, o hotel agora também possui um restaurante: o Sopas da Serra.
Este foi planejado para proporcionar mais conforto e comodidade aos clientes.


TECELAGEM SKY

Teares manuais do século XVIII são parte do acervo que a família Krauspenhar ainda guarda. O sonho de Hilário é criar um museu em Gramado, possibilitando que os turistas conheçam esta arte que tem forte presença na história da Gramado. A intenção é que as pessoas vejam os teares em funcionamento.

Mais do que resgatar a origem dos negócios da família, o museu pretende apresentar uma das primeiras técnicas de artesanato incentivadas na cidade, através das mãos habilidosas de artesões, como as de Elisabeth Rosenfeld, definida como mãe do Artesanato de Gramado.

O crescimento do hotel ocupou o espaço da tecelagem, mas Nair ainda mantém vivo o amor por esta técnica artesanal. No hotel podem ser vistas tapeçarias criadas por ela, como um grande anjo, que no período natalino ornamenta o salão do café da manhã.


PALAVRAS DE UM GRANDE EMPRENDEDOR: HILÁRIO KRAUSPENHAR 
( Matéria  Jornal de Gramado – 23/11/2007 -  Textos:  Sr. Ilton Müller)

SEGREDO É O TRABALHO, DEDICAÇÃO, UNIÃO, INOVAÇÃO, PAIXÃO, RESPEITO

Não costumamos prestar atenção nos nossos concorrentes. Buscamos resultados oferecendo melhor qualidade de serviços e atendimento, com o menor custo possível para os clientes". Afirmação é de Hilário Krauspenhar, resumindo a filosofia de trabalho adotada pelo Hotel Sky desde de a sua fundação em 2001.

Hilário disse que o seu perfil profissional procura não concentrar atenção exclusiva no lucro. " O lucro é conseqüência de um trabalho bem feito, não uma meta que deve ser perseguida a todo custo", frisa. Acrescenta ao perfil pessoal e profissional, "a paixão pela empresa e pelos funcionários que nela trabalham. Eles atuam conosco como uma família, fazendo dela uma das razões de viver, tornando o hotel um bom lugar para se trabalhar".

Uma das características do atendimento do Hotel Sky é o relacionamento pessoal e próximo com o cliente/hospede, o que inclui chamá-lo pelo nome. Essa proximidade, flexibilidade e atenção são pequenos diferenciais oferecidos pelo Hotel Sky que proporcionam bons resultados em termos de amizade e fidelidade. "esse é o nosso marketing: a relação pessoal, o boca a boca e a venda direta", resume Hilário.

A presença constante da família – O casal Hilário e Nair, ao lado dos filhos, Arlei, Kerlin e Kelvin – Tem sido um dos suportes do Hotel Sky. Esta união familiar é transmitida naturalmente aos colaboradores, que se sentem contagiados por isso.

"A família representa a continuidade dos meus sonhos" afirma ele, ressaltando que na vida "não podemos ter medo de errar, não pedir nada e sempre agradecer, principalmente a Deus, que tem nos guiado".
"Todo relacionamento deve ser verdadeiro e o conhecimento que se tem de si mesmo é que nos permite sermos audazes e seguros, nos garantindo valiosas surpresas no amanhã", ressalta.


ESTILO GERMÂNICO ENXAIMEL DEVERIA SER MAIS INCENTIVADO

O Sky Hotel é o único hotel de Gramado que possui características arquitetônicas inspirado no estilo germânico enxaimel. Esta opção não se deve exclusivamente ao sobrenome da família – Krauspenhar – mas intenção de torna-lo um diferencial. Foi inspiradodo nos antepassados da família, imigrantes europeus.

Na opinião de Hilário Krauspenhar, este estilo arquitetônico deveria ser mais incentivado pela municipalidade. A arquitetura moderna, na opinião dele, é encontrada em qualquer cidade. Os turistas que vêm a Gramado buscam, além da natureza e da tranqüilidade, outros aspectos que não encontram na cidade deles. E um estilo próprio de arquitetura como o enxaimel seria um destes diferenciais que poderiam ser incentivados. "Este estilo é a identidade visual do nosso hotel e pode ser, também, da cidade", frisa.


RECONHECIMENTO A QUEM TEM APOIADO O EMPREENDIMENTO

"Nada se faz sozinho", afirma Hilário Krauspenhar, dividindo o sucesso com todos que o tem apoiado. Fazendo um agradecimento especial à equipe de funcionários, ao banco BNDS/ Fermento, amigos, fornecedores, empreiteiros, parceiros, clientes e hospedes. "Todos são importantes para nós", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário