sexta-feira, 19 de julho de 2013

Frio pode trazer neve ao Estado

Para quem anda reclamando que o frio ainda não deu as caras no inverno gaúcho, domingo e segunda-feira devem ser os dias ideais. Uma massa de ar polar, prevista para ser a mais intensa do ano, chega ao Estado no fim de semana trazendo temperaturas negativas e a possibilidade de neve, principalmente nas regiões da Campanha e da Serra.

Embora a temperatura já caia um pouco no sábado, a queda não será tão grande como no domingo, quando a mínima já deve ser negativa, com -1°C no Chuí. Esse declínio, associado à umidade, aumenta a possibilidade do fenômeno que atrai turistas para o Rio Grande do Sul nessa época do ano.

As maiores chances de neve são entre domingo e segunda-feira, em Bom Jesus, São José dos Ausentes e Vacaria. Os meteorologistas também não descartam que pode nevar em Soledade, Passo Fundo, Dom Pedrito e Bagé, porém com baixa intensidade.

As temperaturas mais baixas serão na manhã de segunda-feira, com previsão de -5°C em Vacaria e -4°C em Bom Jesus. Nesse período, cidades da Serra, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Canela, entram para a lista das que podem ter ruas e carros cobertos de branco. Os moradores de outras cidades do Interior, como Camaquã, Passo Fundo e Alegrete, também enfrentarão temperaturas abaixo de 0°C.

O frio polar que atingirá o Estado tem origem na Antártida. De lá, atravessa a América do Sul por uma região mais fria e entra em solo gaúcho pela Argentina, sem cruzar muitas áreas de oceano — o que faria a massa ganhar mais umidade e deixaria as temperaturas mais altas. O famoso vento minuano, que sopra do Sul para o Norte, também ajudará a deixar a sensação térmica mais baixa.

Em 2013, uma das mínimas registradas foi de -2,4°C, em Cambará do Sul, no dia 17 de maio. A última vez que tivemos um frio tão intenso como o que está previsto para o Rio Grande do Sul foi em 8 de junho do ano passado, quando uma massa de ar polar com características semelhantes causou temperaturas de -4,5°C em Vacaria e -6,3°C em Quaraí.

A partir de quarta-feira, o sistema ainda deverá atuar no Estado, mantendo as mínimas negativas, mas a nebulosidade se afastará e o clima ficará mais seco, aumentando o potencial para geada, principalmente na Campanha, no Centro e no Oeste.

Previsão - Mínimas e máximas nos próximos dias


Sexta-feira
– Mínima: 0°C em Bagé
– Máxima: 15°C em Torres

Amanhã
– Mínima: 0°C em Uruguaiana
– Máxima: 20°C em Tramandaí, Torres e Osório

Domingo
– Mínima: -1°C Chuí
– Máxima: 18°C em Tramandaí

Segunda-feira
– Mínima: -5°C em Vacaria
– Máxima: 14°C em Tramandaí

E então, será que essa imagem se repete em Canela, na Serra Gaúcha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário