quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Horto Municipal é ampliado em Gramado

Em Gramado, a fachada da Secretaria de Agricultura, com suas paredes de tijolos à vista, abriga um reduto colorido, onde são cultivadas as flores que embelezam jardins e canteiros em toda a cidade que encanta visitantes do Brasil inteiro; é lá que está localizado o Horto Municipal, recentemente ampliado.

Atualmente a Secretaria de Agricultura é chefiada por Marcos Lovatto, o Marcão, mas a ampliação do Horto, que conta com a construção de uma nova estufa de 300 m², aumentando a área atual de plantio de mudas de 780 m² para 1080 m², teve início há cerca de dois meses, enquanto a Secretaria de Agricultura ainda era comandada por João Carlos Adam, conotando assim um trabalho de continuação entre os secretários.

Com o aumento na estrutura do Horto a produção de mudas dos mais diversos tipos de flores e plantas é de de 665.280 e de acordo com o responsável pelo Horto, Márcio Pottratz, "esta ampliação se fez necessária e fundamental para a melhoria na produção de flores, afim de atender a demanda crescente na cidade".

Além da construção de uma nova estufa, melhorias foram feitas na área do horto, como a implantação de jardins experimentais que servirão de referencia e analise quanto ao crescimento e durabilidade da florada, ou seja, todas as flores produzidas nas estufas do Horto e plantadas nas mais diversas áreas de Gramado, foram plantadas em pequenos jardins externos às estufas, que são monitorados pelos profissionais da Secretaria e com base no estado das flores, será possível diagnosticar seu desenvolvimento em outros locais do município.
"Com a construção da nova estufa, os técnicos agrícolas, Márcio Pottratz e Giovane Dapper estão trabalhando para otimizar ainda mais o espaço no horto, tanto na área interna quanto na área externa, visando assim atender a demanda da produção de flores, contando sempre com o nosso apoio", avalia atual Secretário de Agricultura, Marcos Lovatto (Marcão).

A área interna das estufas também recebeu melhoria; bancadas de madeira foram instaladas para facilitar o manuseio das mudas por partes dos profissionais envolvidos no plantio e na manutenção das flores.

"A meta da administração municipal é continuar a busca por recursos e ampliar as ações para a promoção do turismo, através do embelezamento da cidade. O trabalho bem feito pela equipe do Horto, aliado às condições que a Administração tem dado para o cultivo das flores e plantio das mesmas, faz com que Gramado esteja cada dia mais florida e enchendo cada vez mais os olhos de quem visita a cidade e de quem nela vive", afirma o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário