quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Festival da Primavera de Nova Petrópolis

Terceira edição do evento será realizada na Rua Coberta, de 11 a 20 outubro

Os preparativos para o Festival da Primavera – Frühlingsfest estão a todo vapor. Paisagistas, arquitetos, urbanistas, profissionais da área e expositores trabalham na montagem dos espaços que tornarão a Rua Coberta de Nova Petrópolis ainda mais encantadora. O evento mais florido da Serra Gaúcha ocorre de 11 a 20 de outubro, das 10h às 19h. A mascote, Borboleta Flora, convida a todos para visitarem Nova Petrópolis.

Quem visitar o 3º Festival da Primavera poderá adquirir diversos tipos de flores e artigos para jardim, conhecer as tendências em paisagismo e jardinagem, conferir o trabalho de paisagistas e conhecer os espaços especialmente montados por mais de 30 expositores.

O evento contará ainda com um minicurso fotográfico; oficinas e workshops; com o desfile temático Parada das Flores, com o concurso fotográfico; exposição de orquídeas; caminhada fotográfica; apresentações artísticas; e muito mais.

Parada das Flores

A tradicional Parada das Flores, um desfile temático que traz o colorido das flores para a principal Avenida de Nova Petrópolis será realizada no dia 12 de outubro. A concentração será às 15h30min, no Parque Aldeia do Imigrante e saída para o desfile ocorre às 16h, em direção à Rua Coberta.

A parada terá como destaques carros, carroças, carrinhos de mão e artefatos enfeitados com flores. Toda comunidade está convidada a participar do desfile e apresentar a criatividade com a utilização de flores e arranjos. As crianças também estão convidadas a enfeitarem suas bicicletas e abrilhantarem ainda mais a Parada das Flores, além de comemorarem o Dia das Crianças de uma forma diferente e super divertida.

Exibição de filme Lutzenberger: For Ever Gaia

Documentário sobre o ambientalista e paisagista José Lutzenberger que aponta problemas e caminhos para a sobrevivência da vida no planeta. Com a direção de Frank Coe, o filme será seguido por um debate sobre ecologia e paisagismo. O documentário será exibido no dia 15 de outubro, no Plenarinho da ACINP, às 09h30min e às 14h. Entrada franca para estudantes e comunidade em geral. Atividade da Prefeitura de Nova Petrópolis em parceria com a Fundação Gaia e Toni Backes - Paisagismo e Arquitetura.

Encontro Técnico de Paisagismo Regenerativo: “O tempo e o vento no paisagismo”

De 18 a 20 de outubro, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, ocorre a 3ª edição do Encontro Técnico de Paisagismo Regenerativo, coordenado por Toni Backes e equipe da Escola de Paisagismo Perau do Encanto. A atividade traz a Nova Petrópolis renomados profissionais do Paisagismo Regenerativo para palestras e oficinas com esta temática. Mais informações e inscrições no blog http://paisagismoregenerativo2013.blogspot.com.br, pelo telefone (54) 3281- 3619 ou e-mail paisagismoregenerativo@gmail.com.

Caminhada do Festival da Primavera

No dia 19 de outubro, domingo, será realizada a Caminhada do Festival da Primavera, organizada pela Ekonova. Serão aproximadamente 12 km de lindas paisagens pelo interior de Nova Petrópolis. A saída será às 14h, da Praça das Flores. O valor da inscrição é de R$ 15, com direito a água, seguro, frutas e apoio pelo caminho. Mais informações e inscrições pelo e-mail cristiane@ekonovaadv.com.br.

Concurso Fotográfico

A comissão julgadora do concurso fotográfico, que este ano tem como tema “Fotografe os Atrativos Turísticos de Nova Petrópolis - RS” selecionará 30 fotografias que serão publicadas no site do Festival da Primavera, onde serão submetidas à votação popular, que vai definir as cinco melhores fotografias do concurso. Os votos poderão ser realizados tanto pelo site do evento como de forma presencial, por meio de cédulas, que serão depositadas em uma urna durante o evento. O prazo para a votação encerra no dia 19 de outubro e a divulgação dos vencedores será realizada no dia 20, na Rua Coberta.

Caminhada Fotográfica

No dia 20 de outubro, ocorre a Caminhada Fotográfica, conduzida pelo fotógrafo Mauro Stoffel. Será uma boa opção para quem quer aprender sobre a arte de fotografar, além de se apreciar as belezas naturais e arquitetônicas do Parque Aldeia do Imigrante. A concentração será na entrada do Parque Aldeia do Imigrante, às 16h. Cada participante deve levar seu equipamento fotográfico. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail mauro@stoffel.com.br ou telefone (54) 3281-2252, com vagas limitadas.

Mostra de Orquídeas

Durante o Festival da Primavera – Frühlingsfest serão realizadas oficinas permanentes sobre cultivo, trato, replantio, adubação, aplicação de inseticidas/fungicidas de orquídeas. As oficinas ocorrerão no "Recanto das Orquídeas", no Parque Aldeia do Imigrante, onde haverá também uma mostra de orquídeas.

Mostra de Artes Plásticas do Festival da Primavera

Mais de 10 artistas plásticos foram convidados a expor seu trabalhão na Rua Coberta, são eles: Ângela Maria Lopes Rodrigues – pintura; Ana Nunes – escultura mole; Daniela Henriqson – cerâmica; Helena Ledur – pintura; Jéferson Luís Hoffmann – pintura; Laura Loyola – desenho e pintura; Luana Pellenz- pintura; Marley Terezinha Pertile – pintura; Nauza Camargo – pintura; Olir Correia Lima de Menz – pintura e encáustica; Rui Dummer – entalhe em madeira; e Waldir Maia – restauro e pintura.

O Festival da Primavera é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Departamento de Paisagismo e Meio Ambiente da Associação Tchon Ji e expositores do evento. O festival conta ainda com o apoio da Universidade Feevale, EMATER, Banco do Brasil, Turm Vídeo, Mauro Stoffel e Foto Stoffel, além do patrocínio da Rossetto Equipamentos Fotográficos. Mais informações na Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio, com Camila Kopper, pelo telefone (54) 3281-1222 ou no site www.novapetropolis.com.br/festivaldaprimavera.


Programação na Rua Coberta:

11/10 – Sexta-feira
10h às 19h – Início do Festival da Primavera

12/10 – Sábado
14h - Show Acústico Elena Pellenz
16h - Parada das Flores, com saída no Parque Aldeia do Imigrante
18h - Abertura Oficial, com a participação da Banda Municipal de Nova Petrópolis

13/10 – Domingo
16h - Apresentação Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis
17h - Show Acústico Sant’Elia

17/10 – Quinta-feira:
13h30min - Oficina Gastronomia com Flores, no Moinho Rasche

19/10 – Sábado
14h - Oficina Jardins Filtradores, na Floricultura Úrsula
14h - Caminhada Festival da Primavera, com saída na Praça das Flores
14h30min - Show Acústico Gerson Muller
16h - Grupo Folclórico de Danças Germânicas GRÜNES TAL, de Marechal Floriano – ES
17h - Show Acústico com Sílvio Altreider

20/10 – Domingo
14h - Saxofonista Alcido Kogler
15h30min - Show Acústico Dama
16h - Caminhada Fotográfica, no Parque Aldeia do Imigrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário